top of page
“A construção de novos saberes depende do contínuo aprendizado mútuo.”

Mônicka Christi

Idealizada pelo Dr. José Cândido de Albuquerque Mello Mattos primeiro Juiz de Menores da América Latina, a Casa Maternal Mello Mattos sempre se dedicou às crianças em extrema pobreza e que viviam em situação de risco desde 1924.

A Casa Maternal Mello Mattos faz parte da história do Brasil, está construída num terreno em que, há mais de 400 anos, funcionava o antigo Engenho D´el Rey, que se estendia por toda a área entre a lagoa e as encostas do Corcovado, desde a Gávea até o Humaitá. Temos ainda no terreno um importante patrimônio Cultural, a Capela Nossa Senhora da Cabeça. Trata-se de um dos mais antigos templos religiosos da cidade que manteve sua configuração original. Pela sua importância histórica, além do tombamento federal que data de 1965, esta recebeu recentemente o tombamento municipal, através do Decreto n°24.525 de 13 de agosto de 2004. Erguida por ordem do então Governador Martim Corrêa de Sá, no início do século XVII, dedicada a Nossa Senhora da Cabeça. O culto a virgem da Cabeça foi iniciado pelo mesmo Governador, tendo sido a família Correia de Sá a responsável pela vinda, de Portugal, da imagem.

Em 13/06/1925 foi fundada a Associação Tutelar de Menores, a necessidade da Associação era justificada por compreender a importância da assistência à criança e ao adolescente órfão ou desamparado.

Desde então e até 2009 funcionava como abrigo acolhendo crianças, segundo o desejo de seu fundador, para assistência e acompanhamento em todas as fases do desenvolvimento. Com o objetivo de torná-las aptas a enfrentar a vida ao atingir a maior idade.

A partir de 1976 a Instituição é administrada pelas Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil.

Hoje se dedica a Educação no período integral, desde o Maternal, atendendo as crianças a partir de 02 (dois) a 03 (três) anos na Creche Casa Mello Mattos e a partir da Educação Infantil até o Fundamental I para crianças de 04 (quatro) a 10 (dez) anos na Escola Madre Maria Teresa do Espírito inaugurada pela fundadora Madre Maria Teresa do Espírito Santo em 28 de junho de 2007.

As Irmãs auxiliadas por funcionários dedicados, proporcionam às crianças a Educação Básica, Moral e Religiosa além de Esportes, Lazer e Cultura

“Se algo é importante o bastante, você deve fazê-lo mesmo contra todas as circunstâncias.”

Elon Musk

As propostas da Casa Maternal Mello Mattos além de serem voltadas para a Educação, se preocupam também com a transformação e com o enriquecimento do ser, seja ele em sua forma moral, intelectual ou social. 

A mesma estabelece pontes entre a Pedagogia e a Psicologia, trabalhando de uma forma humana a capacitação, o desenvolvimento e a inserção consciente dos aspectos importantes para a construção de uma vida intelectual e moral de sucesso. 
A Instituição enxerga nas crianças a força motriz da transformação, são elas as dispostas a construir um futuro melhor em que ética, a moralidade e o bem do homem sejam os pilares da sobrevivência. 
Este pensamento permitiu a construção da nossa mascote, uma borboleta linda que carrega a metamorfose em seu corpinho e embeleza ainda mais o mundo com o resultado da sua transformação. 

O desejo de mudança equilibra todos os dias os desafios e as necessidades para ser realizado o papel tão importante para com as crianças abraçadas pela Instituição.

​

"É indispensável termos o foco como combustível principal, o sonho como o nosso destino e a garra como nosso piloto."

​

​

  • Desenvolver em nossas crianças educação intelectual, emocional e moral;

  • Resgatar o homem como principal transformador da sua realidade;

  • Criar propostas de mudanças positivas através da escola;

  • Incentivar a utilização dos esportes, artes e demais meios pedagógicos como ferramentas para o enriquecimento pessoal;

  • Dar sentido e valorização no passo a passo da transformação do eu.

​

​

EDUCAR

VIDAS

bottom of page